Tudo o que vale a pena não está aqui.



Entre a margem e o espelho (2)


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Não durou muito, a ilusão. Descobri dois parágrafos depois que Godard não era Jean-Luc. Efeito demasiado evidente, claro, mas era essa a intenção de Sérgio Sant'Anna, julgo, porque a aparição súbita do realizador francês, em flashback, como uma recordação das personagens (a adolescente, o seu pai, a psicanalista americana) serviu apenas como pretexto para a introdução de uma ideia peculiar: Godard filmando em Las Vegas uma adaptação de "O Jogador", de Dostoievsky. Não confirmei o facto depois de ter percebido o logro. Quem sabe se ele não ponderou mesmo esse projecto saído da imaginação de um escritor brasileiro muitos anos depois. Agora penso: há um anacronismo nesta linha de ideias; Godard ainda está vivo e continua a fazer filmes, por que não achar que ele, o verdadeiro Jean-Luc, tem em mente concretizar o achado de Sant'Anna? Mas a verdade é que todo o episódio de Godard filmando em Las Vegas parece situar-se nos anos 60 (ou 70), a década mais estimulante da sua obra. De qualquer modo, há uma coisa que me continua a escapar, perdeu-se na mesma corrente que levou o texto inicial que eu escrevera com este título (mais informação aqui), uma ponte que se erguia entre o livro de Sant'Anna, os filmes de Jean-Luc e "Paris Nunca Acaba", de Enrique Vila-Matas. Claro que na obra do escritor catalão há várias referências a cinema, seria essa a relação. O episódio do diálogo trocado entre Marguerite Duras e Alain Robbe-Grillet é exemplar nesse sentido. Não consigo localizar agora essa passagem, porque não tenho o hábito de sublinhar livros, mas passa-se numa festa onde os dois se encontram. Duras, que acabara de rodar "India Song", é interpelada pelo escritor que também foi realizador e argumentista (depois de uma pesquisa descubro que ainda não morreu, surpresa!), que elogia a sua obra cinematográfica. Ela, terrivelmente honesta, diz que não aprecia os filmes dele. O sarcasmo que perpassa da passagem escrita por Vila-Matas não o consigo repetir aqui, mas é esta a ideia. Desconsideração de diva, pensei, Duras cometeu uma injustiça para com Robbe-Grillet, argumentista do seminal "O Último Ano em Marienbad", adaptado da sua obra homónima, fundadora do "Nouveau Roman". Reconsidero agora, a honestidade é qualidade tão rara que a devemos louvar quando nos aparece ao caminho, e, se alguma vantagem a fama tem, é a de permitir a quem dela usufrui uma liberdade quase absoluta. Nós, os comuns dos mortais, olhamos para o palácio com inveja e ressentimento.


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